CONFIRA NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE VERANÓPOLIS
Sobre a Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza:
Até o momento vacinamos no município:
3.487 idosos (98%)
505 trabalhadores da saúde (95%)
284 pessoas portadoras de doenças crônicas
32 profissionais das forças de segurança e salvamento
43 caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo
Total: 4.351 doses aplicadas.
Nesta quinta-feira dia 23/04, estaremos dando sequencia à 2a etapa da campanha nacional de vacinação contra influenza.
A vacinação ocorrerá somente na APAE as 7:30hs até que tivermos doses. Receberemos poucas doses, portanto pedimos que a população tenha bom senso e compreenda que as pessoas que não conseguirem receber a vacina neste dia, terão oportunidade de serem vacinadas nas próximas semanas. Ainda não temos data do recebimento da próxima remessa.
* Serão distribuídas senhas nas filas, tanto para as pessoas que virão de carro, como para as pessoas que estarão a pé (divididas de forma igualitária entre as filas), para que as pessoas não fiquem esperando de forma desnecessária. Pedimos a colaboração da população no sentido de manter o distanciamento de no mínimo 1,5metros entre uma pessoa e outra na fila.
* Para os idosos (acima de 60 anos) que ainda não receberam a vacina contra a influenza, estaremos reservando 50 doses em um horário específico, EXCLUSIVO para este grupo. Será as 10hs, na APAE. Esta estratégia será utilizada tendo em vista a dificuldade de acesso de alguns idosos no horário estipulado para os demais grupos e pensando na proteção deste público que é mais vulnerável à adoecer.
* Conforme orientação do Ministério da Saúde, o município deve organizar a vacinação do grupo dos caminhoneiros de forma a facilitar o acesso dos mesmos à vacina. Pensando nisso, estaremos disponibilizando 50 doses para este público (mediante apresentação da comprovação do exercício da profissão) no posto da Polícia Rodoviária Federal de Veranópolis, no dia 23/04, quinta-feira, a partir das 7:30hs.
O grupo contemplado nesta 2a etapa da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde é:
– Profissionais das forças de segurança e salvamento (brigada militar, policia civil, bombeiros, policia rodoviária federal), mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque…);
– Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (conforme tabela em anexo). É necessária a comprovação da doença através de receituário médico com o cid ou a descrição da patologia (válidas também do ano passado). Além disso, também serão aceitas receitas de medicação de uso contínuo, por exemplo, pacientes diabéticos, hipertensos…
– Funcionários do sistema prisional (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque…);
– Motoristas de transporte coletivo (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque…); Os motoristas de aplicativo ou táxi NÃO estão contemplados nesta fase, devido à indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.
– Caminhoneiros (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (carteira de trabalho, crachá, contra-cheque, declaração ou atestado da empresa – quando empregados). Os caminhoneiros autônomos precisam comprovar a função exercida através da apresentação da carteira de habilitação categoria C ou E, com o preenchimento do EAR (exerce atividade remunerada) no campo das observações, no verso da carteira de habilitação.
Lembrando que os grupos dos idosos e trabalhadores de saúde seguem sendo vacinados até o final da campanha.