A redação do jornal Correio Livre conversou com o médico Guilherme Savaris Schossler sobre a situação da pandemia no município.
– Está um horror o número de casos e pessoas contaminadas, muitas delas de alto risco. Nesta quinta-feira, 25, estamos com 17 pacientes internados, entre contaminados e suspeitos, e não temos mais leitos no Hospital São João Batista (HSJB). Esse aumento aconteceu de forma muito rápida. Estamos vivenciando o pior momento desde o início da pandemia e o mais preocupante é que esta realidade se repete no estado e também no país. Se a situação continuar dessa maneira, precisaremos abrir uma nova ala para pessoas com covid-19, algo que nunca ocorreu. Dos internados, alguns estão com risco de evolução para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não há mais vagas nos hospitais da região – explica.
Primeira vítima sem conseguir UTI
– Infelizmente, hoje perdemos uma paciente de um município vizinho, com 73 anos, sem doenças prévias, que estava no HSJB intubada há quatro dias e não conseguimos leito de UTI para a sua transferência. Portanto, pedimos a todos para que fiquem em casa, não se aglomerem e tomem as medidas necessárias visando evitarmos a propagação deste vírus. O sistema está atingindo a capacidade máxima. Neste momento, não vemos uma luz no fim do túnel. A situação é muito preocupante. Enfatizo que a questão não é leito de UTI e sim não precisar ir para uma Unidade de Terapia Intensiva, pois a mortalidade é muito alta para quem vai – finaliza o médico.
Guilherme menciona que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do HSJB juntamente com a direção do hospital suspenderam as cirurgias eletivas com anestesia geral, visando que mais funcionários estejam disponíveis para auxiliarem nas linhas de frente.
Fonte: Jornal Correio Livre