Hospital de Antônio Prado teve tomógrafo danificado por excesso de uso durante a pandemia

No Hospital São José, em Antônio Prado, o excesso de uso do tomógrafo durante a pandemia da covid-19 acabou danificando o equipamento. A média de tomografias de tórax costumava ser  de 30 por mês. Mas, depois da chegada do vírus, esse número aumentou expressivamente. Segundo o diretor administrativo Diogenes Weber, em março deste ano, por exemplo, foram 240 tomografias deste tipo realizadas. Isso representa um aumento de 700%. 

O tomógrafo tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo, como ossos, cérebro e pulmões. O exame é muito útil no diagnóstico de doenças como acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias, entre outras. 

O maior uso do equipamento estava sendo em casos de coronavírus. Costumam ser realizados exames de tórax para acompanhar as lesões pulmonares causadas pela covid-19 e também as angiotomografias para verificar os coágulos causados pelo vírus. 

Weber explica que o aparelho tinha sete anos e não era considerado velho, pois a vida útil desses equipamentos costuma ser de 10 anos. Entretanto, devido ao grande número de exames realizados durante a pandemia da covid-19, o aparelho parou de funcionar no final de abril deste ano, o que obrigou a instituição de saúde a investir em um novo tomógrafo. 

O investimento para a compra do equipamento foi de R$ 930 mil. Para adquiri-lo, o hospital fez um financiamento, que será pago em 10 anos. O aparelho já está montado, mas a retomada do serviço será apenas no dia 2 de julho.

— Estamos substituindo a tomografia por exames alternativos, conforme indicação médica, como ecografia e raio-x de tórax. Estão sendo utilizados outros meios para suprir a falta do tomógrafo. E casos mais específicos são encaminhados para Caxias do Sul, Vacaria e Flores da Cunha para fazer uma tomografia — destaca o diretor.

O principal impacto da falta do equipamento, para Weber, está sendo o deslocamento dos pacientes para fazer tomografia de urgência em outro local. 

Campanha Beneficente

A campanha Beneficente em prol ao Hospital São José retornou. A instituição pede ajuda na  arrecadação de recursos para manter os aparelhos ligados e o tratamento dos pacientes com covid-19.  É possível ajudar fazendo a doação de valores em dinheiro por meio das contas abaixo ou pessoalmente, na tesouraria do hospital.

PIX:
Chave – 87.277.000/0001-11

SICREDI:
Agência – 0259
Conta – 31800-0

BANRISUL:
Agência – 0520
Conta – 20.004099.0-6

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:
Agência – 1278
Conta – 00000101-5

BANCO DO BRASIL:
Agência – 0669-6
Conta – 4.078-9

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.