36º Natal Luz de Gramado terá reaproveitamento de cerca de 80% da decoração já existente

Com data já confirmada para ocorrer entre 28 de outubro deste ano a 30 de janeiro de 2022, o 36° Natal Luz de Gramado aposta no reaproveitamento de mais de 80% da decoração de edições anteriores. A prévia do embelezamento das ruas e espaços públicos da cidade, com a temática natalina, foi apresentada à comunidade e à imprensa na tarde desta terça-feira (15). A intenção é criar um conceito acolhedor, com sustentabilidade, rusticidade e economia.

— Nós queríamos voltar a ter uma decoração aconchegante, com a cara de Gramado, uma cidade fria, com clima de montanha, que acolhe seus visitantes calorosamente. Além disso, que tivesse Papai Noel e fosse bonita, mas com economicidade — explicou a presidente da Gramadotur e secretária interina de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.

Além da economia, usando símbolos e materiais já vistos em outros anos, as idealizadoras do projeto buscaram inspiração nas primeiras edições do evento que movimenta a Região das Hortênsias há mais de 30 anos.

— Chegamos a um consenso de resgatar o início do Natal Luz, no passado, retratando um pouco do nosso artesanato, que faz parte da nossa história. Nós não queríamos perder a noção de que somos uma pequena cidade, na montanha, que encanta os turistas — explica uma das idealizadoras da decoração, Neka Pante.

Entre os destaques da decoração está a colocação de um anjo que tomará todo o espaço da rótula do Lago Joaquina Rita Bier. Já a Rua Borges de Medeiros terá a ornamentação dividida em partes – em uma delas haverá estruturas que lembrarão lanternas de 2,9 metros, com quatro estilos de cenários natalinos nos seus interiores. 

Na Igreja Matriz de Gramado, está prevista a colocação de um cenário com uma árvore de nove metros de altura e rena. Já a Rua Coberta será enfeitada com iluminação especial, laços, estrelas e soldados de chumbo na entrada. Outro lugar conhecido dos turistas, o Lago Negro, ganhará um presépio disposto no gramado, além de soldados e laços. 

A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá uma decoração que reproduz uma pequena vila – a ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula, produzindo um efeito ainda mais bonito à noite.

— A Vila de Natal (na Praça das Etnias) foi feita toda nova, porque há um desgaste muito grande em desmontá-la e montá-la. A Casa do Papai Noel foi inspirada na montanha, no frio e no conceito rústico — detalhou a decoradora Neka, que produziu o projeto em conjunto com Aline Herrmann.

Segundo a presidente da Gramadotur, ainda não há um valor fechado sobre o investimento, pois o projeto de decoração e iluminação precisa passar por licitação.

— Os valores do Natal Luz como um todo, com espetáculos, atrações e decoração, estão prontos. Mas a gente necessita ainda de uma autorização do governo do Estado, de uma certeza do que poderá ser realizado. Aí, sim, poderemos fechar esse orçamento — pontua Rosa, explicando sobre as tratativas de retomada de espetáculos abertos ao público a partir da liberação estadual.

Na segunda-feira (14), um Plano de Contingência do Natal Luz foi entregue ao governador Eduardo Leite. O documento elencou medidas sanitárias em prevenção ao coronavírus para realização de espetáculos e outras atrações relacionadas ao evento natalino.

— Não é só o poder público, todos nós temos responsabilidade juntos, para não termos que, amanhã ou depois, fechar os estabelecimentos. De novo, temos que lembrar a importância de usar máscara, manter o distanciamento e nos cuidarmos — destacou o prefeito Nestor Tissot.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.