Testes para coronavírus no aeroporto Salgado Filho chegam a 881, com nove resultados positivos

Desde o início da operação de controle sanitário do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,  na segunda-feira (14), foram realizados 881 testes rápidos para

Desde o início da operação de controle sanitário do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,  na segunda-feira (14), foram realizados 881 testes rápidos para detectar coronavírus. Do total, nove testes tiveram resultado positivo, todos feitos até o final da terça-feira (15). Os dados foram divulgados pela prefeitura da Capital.

Somente nesta quarta-feira (16), até pouco antes das 18h, 138 pessoas haviam sido testadas para covid-19 no local — nenhuma delas teve resultado positivo ao longo desta quarta.

Os casos positivos registrados até o momento são de moradores do Rio Grande do Sul, sendo dois da Capital. Todos foram orientados e se comprometeram a fazer isolamento, por período indicado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de acordo com o caso. 

O paciente que foi avaliado em serviço de emergência na terça-feira (16) cumprirá isolamento no seu município de residência, para onde foi levado de ambulância nesta quarta. Cabe à vigilância epidemiológica de cada município o acompanhamento dos pacientes até o final do isolamento.

As pessoas que tiveram confirmação no TR Ag estão sendo convidadas a fazer nova coleta para RT-PCR.  A ação de controle sanitário é realizada pela SMS, com coordenação da Vigilância em Saúde (DVS) municipal, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), companhias aéreas e Fraport Brasil.

A expectativa da DVS é manter o controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho por 14 dias consecutivos, até 27 de junho. Nova parcial será divulgada na quinta (17), no final da tarde.

 A ação de controle sanitário está sendo realizada pela prefeitura com objetivo de identificar já no aeroporto pessoas que possam ter tido contato com novas cepas do coronavírus. O foco principal para testagem são os passageiros que estiveram no Exterior há 14 dias e aqueles provenientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Quem testa positivo, precisa assinar um termo, antes de deixar o aeroporto, se comprometendo a fazer quarentena. No dia seguinte, equipes da SMS se deslocam até o local onde pessoa está para realizar o teste confirmatório RT-PCR. Se o resultado for negativo, estará liberado da quarentena. Se positivo, continuará comprometido a ficar em isolamento. O material coletado nesse exame será analisado para identificar o tipo de variante (genotipagem).

Fonte: GZH