RS recebe voos com mais 303 mil vacinas contra a covid-19 da Pfizer e da CoronaVac

O Rio Grande do Sul recebeu reforço para a campanha de vacinação contra a covid-19 na manhã deste sábado (31). Já estão em solo gaúcho novos lotes com 303.540 doses da Pfizer e da CoronaVac — inicialmente, o número informado pelo governo do Estado foi de 306.940, mas houve redução do quantitativo enviado.

As vacinas foram recebidas em voos que chegaram ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco depois das 9h.

O maior quantitativo é do imunizante da Pfizer, que soma 166.140 doses. Já o total de unidades da CoronaVac chega a 137.400 — eram esperadas 140.800, mas um número menor do que o previsto inicialmente foi enviado pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não informou quantas doses serão encaminhadas para cada município e nem quando será a data de distribuição — conforme a pasta, isso só será definido após reunião da Comissão Intergestores Bipartite que ocorre nos próximos dias. A SES também não detalhou ainda se os imunizantes serão destinados à primeira ou à segunda aplicação.

A equipe técnica da pasta estuda iniciar, a partir desta remessa, a distribuição das doses para os ajustes nas possíveis distorções entre estimativas populacionais e aplicação real nos municípios. Isso ocorre porque, muitas vezes, a população estimada não corresponde ao total de pessoas efetivamente vacinadas.

No início da semana, o Rio Grande do Sul já havia recebido 486.810 doses, também da Pfizer e da CoronaVac. Desse total, foram distribuídas aos municípios, na quinta-feira (29), 247.922 doses – 119.578 para primeira aplicação e 128.344 doses para segunda. O restante dos imunizantes ficou retido na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para entrega posterior, por se tratar de segunda dose.

Fonte: GZH

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.