Calor predomina na Serra durante esta semana

Uma massa de ar quente ganha força em todo o Brasil. A previsão é que muitas cidades registrem calor intenso durante essa semana, mas principalmente entre quarta e quinta-feira, 18 e 19 de agosto. O dia mais quente será na quinta-feira, quando cidades como Caxias devem registrar temperaturas acima dos 30°C. Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Somar, a massa de ar quente ganha força devido à ausência de uma frente fria e deve permanecer até sexta-feira.

— É normal durante o inverno ter alguns dias de mais calor, o que seria anormal é se esses dias fossem muito longos, mas esse não é o caso. O inverno não é 100% frio e o verão não é apenas calor — ressalta Luengo.

Em algumas cidades, o calor ganha força a partir desta terça-feira, mas grande parte da região da Serra será alcançada pela massa de ar quente na quarta. Segundo Luengo, será uma semana de calor e chuva, pois a massa de ar quente vem acompanhada de chuvas e, até mesmo, temporais isolados.

— Chuva na quarta e na sexta em todo o Estado e de forma mais pontual em algumas cidades nos outros dias. Quando tem esses temporais, embora sejam isolados, pode causar transtornos, como alagamentos — alerta o meteorologista.

Outro ponto de alerta é a baixa umidade. Nos dias sem a presença de chuva e com calor intenso, os níveis de umidade tendem a baixar. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. A baixa umidade do ar resseca nossas vias aéreas e compromete ainda mais quem tem dificuldades respiratórias, como rinite ou asma.

No próximo final de semana, uma frente fria deve trazer chuva para muitas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Serra. Segundo Luengo, a passagem da frente fria vai diminuir as temperaturas, mas o frio será menos intenso e não vai reduzi-las da mesma forma que nas últimas frentes frias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.