Com mais de 800 infectados, Brasil é o 7º país com maior número de casos de varíola do macaco

O Brasil já é o sétimo país do mundo com maior número de casos confirmados de varíola do macaco (monkeypox), segundo dados do Ministério da Saúde e de órgãos sanitários internacionais. O primeiro diagnóstico ocorreu em São Paulo no dia 8 de junho.

O boletim mais recente, divulgado no fim da tarde desta segunda-feira, mostra que são 813 infecções e 363 casos suspeitos. O número se aproxima da Holanda, que tem 818 pacientes com a doença. São Paulo tem 595 casos, número que dobrou nas últimas duas semanas. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar (109), seguido de Minas Gerais (42). Nestes estados já há transmissão local do vírus (sem ligação com viagens).

Até esta tarde, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos contabilizava mais de 16,5 mil casos de varíola do macaco em 68 países onde a doença não é endêmica. A Espanha lidera a lista, com 3.125 casos. Em seguida, aparecem Estados Unidos (2.890), Alemanha (2.268) e Reino Unido (2.208). Não houve mortes até o momento fora do continente africano.Diante do avanço rápido da doença – os primeiro casos fora da África foram registrados no início de maio – a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, no sábado, que a monkeypox é uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional). Este é o mais alto nível de alerta da agência e tem como objetivo convocar governos para uma atuação conjunta.

Fonte: Correio do povo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.