Garibaldi registra 1º caso de varíola do macaco

Nesta terça-feira, 2 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Garibaldi emitiu uma nota informando sobre o primeiro caso confirmado de varíola do macaco na cidade. De acordo com a pasta, o paciente procurou o sistema de saúde há uma semana, quando sentiu sintomas da doença. Hoje, o resultado do exame, acerca do que foi coletado com o morador, saiu como positivo para a monkeypox. Atualmente, ele já recebeu alta médica, depois de permanecer o período de uma semana em isolamento domiciliar.

Ainda de acordo com a SMS: “O município tomou todas as providências cabíveis para monitorar o paciente, seus familiares e pessoas próximas durante o período do isolamento. Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não existem novos casos de suspeita da doença”, relata o texto. Demais pessoas que sentirem sintomas, em Garibaldi, devem procurar o Pronto Atendimento Médico, segundo a secretária de Saúde, Clarisse Lagunas.

A varíola dos macacos

O registro de Caxias é o quinto em todo o Rio Grande do Sul. No Brasil, o número de casos vem aumentando e, atualmente, há 1.369 casos de varíola dos macacos, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, desta segunda-feira, 1º de agosto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a doença como emergência de saúde pública de interesse internacional.

A doença é transmitida de duas formas, primeiro com o contato direto com sangue, fluídos corporais, pele, lesões ou mucosas de animais já infectados. Depois, a transmissão pode ocorrer de um humano para o outro, a partir de secreções das vias respiratórias, lesões na pele e objetos recentemente contaminados com fluídos biológicos de um paciente com o vírus.

Atualmente não há uma vacina que combata o vírus da monkeypox, mas existe um imunizante capaz de prevenir a contaminação. Esse medicamento, toda via, não está disponível em território brasileiro. Em todo o mundo, a fabricação da vacina contra a varíola parou em 1980, depois da erradicação da doença a nível internacional.

Sintomas da varíola dos macacos:

  • Bolhas na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Início de febre acima de 38,5ºC;
  • Linfonodos inchados;
  • Dores musculares pelo corpo;
  • Dor nas costas;
  • Fraqueza profunda.

Fonte:Semanário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.