Mais 20 mulheres pratenses recebem implante contraceptivo

A secretaria de Saúde, através do Programa Planejamento Familiar, realizou na manhã de hoje, 25, na UBS Central, procedimento para colocação de implante contraceptivo em 20 mulheres pratenses, usuárias das ESF São João Bosco e Rio Branco. Já são 60 mulheres beneficiadas pelo Programa Planejamento Familiar, desde o início de sua implementação no município em dezembro de 2021.
O procedimento foi realizado pela Equipe de Planejamento Familiar composta pelo Dr. Renato Mantovani, pela enfermeira Anne Lise Borstmann Hansen e pela assistente social Walquíria dos Santos.
O implante é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher. Após 10 dias ele estará 100% em funcionamento, ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da sua durabilidade, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal.
As mulheres interessadas, devem entrar em contato com sua Unidade de Saúde de referência para cadastro e realização de exames necessários para a colocação do implante.
EFEITOS COLATERAIS
Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses. É normal! De cada 10, uma vai acontecer isso. Há padrões de menstruação: de cada 10, seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.
ALTERAÇÕES DO PESO
Não engorda. 3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.
CONTRAINDICAÇÃO
As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose, aquelas que tomam medicação antiepiléptica e mulheres que tiveram AVC, infarto ou trombose.
Foto: Andressa Capelari Maciel e SMS/Divulgação

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.