A prática da corrida em Veranópolis

A corrida é uma modalidade que existe há muito tempo. Há relatos de que ela existe desde 490 anos a.C., feita por gregos contra Persas. Nas Olimpíadas da Era Antiga elas sempre estiveram presentes.

Em Veranópolis, o vereador Vanderlei Zanotto, mais conhecido como ‘Chumbinho’, pratica esse esporte. Em entrevista, conta que começou a correr em 1988, na volta olímpica da via São Miguel do Oeste. Foi levado pelo seu professor de Educação Física, e lá ele correu a sua primeira corrida, conquistando a sua primeira medalha e a paixão pelo esporte.

Hoje em dia, ele se prepara para participar de uma prova de cem quilômetros de pista, que irá lhe trazer um preparo para correr a Patagonia Runner, na Argentina, que será realizada em abril do próximo ano. Essa corrida é o sonho que o Chumbinho tem recentemente.

O maratonista diz que se inspira no Vanderlei Cordeiro de Lima, um ex-maratonista brasileiro que foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos.

Neste ano, Chumbinho participou da corrida TTT, que é uma prova de 82 quilômetros que foi realizada em Tramandaí, ainda nesse ano ele conquistou o segundo lugar na competição com quarenta e sete anos de idade, competindo com atletas da Seleção Brasileira, que tinham na faixa etária de trinta e pouco anos.

Diz que precisou ter disciplina e vários sacrifícios para conseguir ganhar os seus objetivos, um de seus sacrifícios foi o não consumo bebidas alcoólicas.

Contudo, segundo ele é saber ter disciplina como saber ganhar e perder, pois nem sempre iremos ganhar e nem sempre perderemos.

Vanderlei fala também de seu trabalho como instrutor junto a SAMEVE (Sociedade Assistencial aos Menores de Veranópolis) e do projeto Bolsa Atleta, uma proposição sua e do vereador Cristiano Valduga Dal Pai.

Assista a entrevista abaixo:

Entrevista e texto: Ângelo Alves de Moura

Vídeo: Juliander Anzolin

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.