Fruticultores de Protásio Alves recebem incentivo de programa municipal

João Carlos Porta, Moacir João Defaveri, Maikon Lorencet e Jocimar Furlan têm em comum a origem, o trabalho e são beneficiados, entre outros, pelo subsídio do Município na aquisição de mudas frutíferas certificadas.

Porta, que também preside a Coopalves, cooperativa que conta com 25 fruticultores associados,  cultiva macieiras e ameixeiras em 11 hectares nas linhas Décima e Nona Turvo. Para ele, o subsídio do Município, que representa 20% de cada muda, é significativo pois dá possibilidade de investimento na estrutura da área e em mão de obra.

Em 27 hectares de terra nas mesmas localidades que Porta, Defaveri cultiva macieiras, ameixeiras e pessegueiros. Conforme o produtor, o investimento anual fica próximo a R$ 500 mil, então o subsídio do Município é significativo.

Próximo à cidade e oferecendo uma vista privilegiada, está o pomar de Jocimar Furlan que cultiva as mesmas variedades que Defaveri em uma área de nove hectares. Ele que já ocupou a pasta da Agricultura na administração municipal e é vereador, o subsídio representa também a valorização aos produtores e mais incentivo para a continuidade dos pomares e para a implantação de novos. Furlan aposta na qualidade. O mercado é garantido, afirma.

Nos vales de Protásio Alves, na Linha Quinta, a propriedade da Família Lorecent oferece a visão de uma das mais belas paisagens do município: a serra do Rio Turvo. Mas não é só isso: em sete hectares de terra, as bergamoteiras contam uma história de superação de Maikon Lorecent que cultiva o pomar com o pai, Ângelo Antônio.

Embalado pelo sonho de cultivar a própria terra, Maikon apostou no cultivo de frutíferas cítricas e, superando as dificuldades, é sinônimo de sucesso, tanto que cultiva em parceria mais oito hectares para o cultivo de bergamoteiras, ameixeiras, macieiras e pessegueiros.

Maikon ressalta que o incentivo do Município foi fundamental desde o início: “eles acreditaram em mim e no nosso trabalho, além do programa de mudas, isso foi essencial”.

Em 2019, a administração municipal de Protásio Alves, através da Secretaria de Agricultura,  subsidiou 25.400 mudas certificadas para 13 pomares com investimento de R$ 38.060 em quantidade mínima de 500 e máxima de 3 mil mudas por produtor.

O valor é repassado diretamente ao produtor após a comprovação da aquisição de mudas certificadas. O projeto dos pomares é avaliado por técnicos da Emater que também prestam serviços de orientação aos produtores.

O incentivo à fruticultura em Protásio Alves vai além do subsídio de mudas. Também acontece através de serviço de máquinas nas propriedades para a construção de curva de níveis, patamares, construção de estradas no pomar. Outro destaque positivo é que em 2019, as mudas cítricas (laranja e bergamota) adquiridas são todas para pomares novos. Isto demonstra que a atividade está crescendo e gerando mais renda e qualidade de vida a todos.

Fotos: Sonia Reginato e Siderlei Ditadi/C+C

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.