Campus de Nova Prata sedia a Assembleia do projeto “Nos 150 anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian

No dia 26 de setembro de 2025, foi realizada, no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Nova Prata, a Assembleia do projeto “Nos 150 anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”.

A atividade integrou uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a FIBRA – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, o Grupo Musical Girotondo e a Associação Cultural Mìseri Coloni.
A Assembleia contou com a presença de prefeitos, lideranças culturais e representantes de entidades parceiras, em uma mobilização articulada para a valorização e salvaguarda da língua Talian — reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A ação reforça o comprometimento dos municípios envolvidos com a preservação da memória, da identidade cultural e do legado histórico das comunidades de origem ítalo-brasileira.
Municípios participantes: André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
A realização da Assembleia representa um marco significativo nos esforços de proteção e valorização do Talian, demonstrando que a preservação das línguas de imigração é uma responsabilidade coletiva.
Os municípios participantes reafirmam seu compromisso com a continuidade das ações de promoção do Talian, por meio de políticas públicas, iniciativas culturais e educacionais, garantindo que este patrimônio imaterial siga vivo e fortalecido para as futuras gerações.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.