Monitoramento do Aedes aegypti através de Ovitrampas em Veranópolis
A equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis instalou 60 armadilhas em 10 bairros da cidade, nesse mês de outubro.
Essas armadilhas utilizam um produto que atrai as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, responsáveis pela postura dos ovos. Com vistorias semanais, os ovos coletados permitem identificar a presença e a intensidade de infestação na região. A armadilha fica instalada na residência por 5 dias, e a instalação é feita uma vez por mês.
Essa ação é fundamental para o monitoramento da densidade do mosquito no município e possibilita o direcionamento de medidas de controle nos locais com maior índice de infestação.
Com essa iniciativa, a Administração Municipal de Veranópolis reafirma seu compromisso com a saúde da população, atuando não apenas no tratamento, mas principalmente na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
Na foto, dona Adelina Guidolin Tonello, moradora do bairro Valverde e Silvane Demarchi Bissani, responsável técnica das ovitrampas (armadilhas).