Brasil registra recorde de feminicídios em 2025, aponta Ministério da Justiça
Média aponta quatro mulheres vítimas de feminicídio por dia no Brasil
O Brasil registrou um recorde no número de feminicídios em 2025. De janeiro a dezembro, foram contabilizados 1.470 casos, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total supera os 1.464 registros de 2024, que até então representavam a maior marca da série histórica.
Os registros oficiais indicam que, ao longo de 2025, uma média de quatro mulheres foi morta por dia em crimes classificados como feminicídio no país.
Os números ainda podem ser atualizados para cima, uma vez que os dados referentes ao mês de dezembro do estado de São Paulo não foram incluídos na base do governo federal. As estatísticas são levantadas pelos governos estaduais e posteriormente encaminhadas ao Ministério da Justiça, responsável pela divulgação nacional.
Mesmo sem a atualização completa, São Paulo aparece como o estado com o maior número de casos, somando 233 feminicídios em 2025. Em seguida estão Minas Gerais, com 139 registros, e o Rio de Janeiro, com 104.
Situação no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, foram registrados 80 casos de feminicídio ao longo de 2025, o que coloca o estado na sétima posição no ranking nacional. Já neste início de ano, os números voltam a preocupar: nesta terça-feira, dia 20, o estado já superou o total de feminicídios registrados durante todo o mês de dezembro de 2025, com sete casos contabilizados até o momento.
Fonte:: Jornal Semanário