Operação Castelo de Cartas prende sete por extorsão e comércio ilegal de armas em Passo Fundo
Ação da Draco mobilizou 40 agentes, apreendeu revólver, munições e mais de R$ 90 mil em dinheiro durante cumprimento de 13 mandados.
Na manhã de quinta-feira, 19 de fevereiro, a Polícia Civil, por meio da Draco de Passo Fundo, deflagrou a Operação Castelo de Cartas para combater crimes de extorsão e comércio ilegal de armas. A ofensiva contou com o apoio da 6ª DPRI, da Delegacia de Torres e da Brigada Militar, mobilizando cerca de 40 agentes. No total, sete indivíduos foram presos, sendo seis por mandados de prisão preventiva e um em flagrante durante as buscas realizadas no município.
As diligências incluíram o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, resultando na localização de um revólver calibre .357, munições e mais de 90 mil reais em espécie. Em um dos endereços alvos da operação, os policiais também apreenderam uma grande quantidade de anabolizantes, medicamentos e produtos estéticos de origem estrangeira. A investigação, iniciada em setembro de 2025, revelou a existência de um grupo paralelo especializado em cobranças violentas e comercialização ilícita de armamento.
A operação é um desdobramento de prisões anteriores realizadas pela Draco que permitiram identificar a estrutura da associação criminosa. Os presos foram conduzidos para os trâmites legais e as investigações seguem sob sigilo até a conclusão do inquérito policial. O foco agora recai sobre a análise dos materiais apreendidos para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão das atividades do grupo na região norte do estado.
Fonte:: Studio Veranópolis