Trevo de acesso em Garibaldi receberá investimento para melhorias

O prefeito, Antonio Cettolin, e o secretário estadual dos Transportes e Infraestrutura, Juvir Costella, apresentaram um projeto para melhorar o acesso ao Bairro Tamandaré pela RSC 453, através da Rua Comendador José Zanetti.

O anuncio foi realizado na manhã de quinta-feira, 16 de janeiro, durante reunião da diretoria eletiva e Conselho Superior da CIC.

O presidente da CIC, Tobias Debiasi, destacou a importância do projeto para solucionar um problema que provoca muitos riscos e já resultou em mortes e danos físicos e materiais.

“Além disso, também possibilita melhor acesso ao bairro, onde estão localizadas dezenas de empresas e gera grande movimento de caminhões diariamente”, comentou.

O diretor Geral do Daer, Luciano Faustini da Silva, também participou do evento. O investimento e a execução da obra serão de responsabilidade da Prefeitura, que estima em aproximadamente R$ 500 mil o desembolso.

O prefeito classificou o projeto como definitivo para resolver o problema do local, que recebe cada vez mais fluxo de veículos.

Cettolin disse que as dificuldades financeiras do Estado fizeram com que o Município buscasse essa parceria para resolver o problema e garantir a segurança dos usuários da rodovia.

“Este tema surgiu através de demandas da CIC, por intermédio de seus associados. O Município já separou um recurso para garantir a construção do Trevo de Tamandaré“, anunciou.

O secretário Costella disse que Garibaldi é um exemplo de parceria com o Estado, investindo recursos municipais em obras do Estado que beneficiem a sua comunidade.

Costella apresentou o projeto que será implantado no local, sob fiscalização do Daer e recursos da municipalidade. O secretário destacou que o local é crítico por sua característica. “Hoje esse acesso pode ser considerado uma roleta russa”, classificou.

A partir dos investimentos no local ele diz que, pelo menos 80% dos problemas serão resolvidos. “Se dependesse dos engenheiros de tráfego, a sugestão seria fechar com um muro no centro da rodovia. Mas isso iria dificultar o acesso. Por isso, essa sugestão propõe o que é viável para melhorar o trânsito e a segurança neste ponto”.

De acordo com o projeto, os caminhões que estiverem seguindo no sentido Farroupilha-Garibaldi e quiserem acessar o bairro deverão fazer o retorno no Trevo da Telasul para depois poder fazer a travessia de entrada à Tamandaré.

Da mesma forma, os veículos de carga que saírem de Tamandaré e seguir para Farroupilha, deverão fazer o retorno na rotatória da BR 470.

Também será feito um alargamento da pista, criando uma via auxiliar para quem segue no sentido Farroupilha.

“Essa parceria demonstra a preocupação do prefeito em resolver os problemas da comunidade. Esse investimento vai aumentar muito mais a segurança de nós que circulamos diariamente pelo local”, destacou o empresário Ildoíno Pauleto.

Costella disse que o projeto será levado à análise de técnicos da Secretaria e, em 15 dias, terá uma definição para encaminhamento à licitação. “Pode não ser o que se esperava, mas é o que é possível ser feito para amenizar a situação e os perigos do local”, garantiu.

“É muito frequente o número de acidentes no local e, inclusive com registros de mortes. Se esse investimento servir para salvar vidas já valeu”, disse o empresário Franco Facchin.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.