Álcool gel já está em falta nas farmácias veranenses

O aumento dos casos de coronavírus e inclusive, a confirmação do primeiro caso de Caxias do Sul na última quarta-feira, dia 11, está preocupando a população. Na manhã desta sexta-feira (13), a reportagem d’O Estafeta realizou uma pesquisa em nove farmácias veranenses, sendo que seis delas não possuem mais álcool gel em seus estoques. As funcionárias afirmaram uma busca desenfreada nesta semana pelo produto, pessoas comprando-o em grandes quantidades.

Dos mercados pesquisados, a maioria ainda possui em seus estoques. Um dos pesquisados, não possui mais o álcool gel próprio para as mãos, e outro, está finalizando o estoque. As farmácias receberão o produto nos próximos dias. Vale destscar que existem trambém outros estabelecimentos que fornecem este produto na cidade. 

 

“A palavra é bom senso”

 

Segundo a enfermeira Mariel Schimitt Marcio da Vigilância Epidemiológica de Veranópolis: “as pessoas estão desesperadas, a pandemia existe, porém, existe também uma pandemia de medo. Se sabe que é um vírus altamente contagioso, porém ele não é tão grave num contexto geral, mas sim, para os idosos, acima de 80 anos a mortalidade pode chegar até 15%, em compensação, nas crianças, adolescentes e adultos jovens, passa com maior tranquilidade, com sintomas breves e nas crianças, fala-se que muitas vezes, que passa despercebido”, explica.

Mariel destaca que o álcool gel ou a lavagem eficaz das mãos tem a mesma função, sendo que a lavagem deve ser de pelo menos 20 segundos, higienizando todas as partes das mãos.

“As pessoas precisam ter consciência e bom senso e daqui a pouco até os meios que estão vendendo, seja farmácia ou mercado, limitar uma quantidade por pessoa. Porque tem que ter o bom senso de que não m pegar todo o produto para si e deixar as demais pessoas desprovidas do mesmo. O produto está em falta no comércio mundial, é uma situação caótica porque não se previa tudo isso”, afirma.

Por fim, ela orienta: “o álcool gel só deve ser usado quando não é possível fazer a lavagem das mãos, ele substitui a lavagem. Máscaras não tem indicação de uso para prevenção, somente para pacientes sintomáticos. É preciso de bom senso na quantidade de produtos comprados”, conclui.

 

Campanha contra o Sarampo termina hoje

 

A Campanha Nacional contra o Sarampo, voltada para crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos, termina nesta sexta (13). Mariel comunica que o Posto Central de Veranópolis ficará aberto até as 20h para vacinação.

O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.