IPTU terá reajuste de 10,06% em Veranópolis

IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é o tributo referente a imóveis edificados em uma região urbana. Cada município possui

IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, é o tributo referente a imóveis edificados em uma região urbana. Cada município possui autonomia para escolha de critérios na cobrança, fazendo com que, o percentual de reajuste varie entre as cidades.

Em Veranópolis, o índice aplicado para o reajuste no valor do IPTU é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual é utilizado para observar tendências de inflação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando o IPCA foi de 10,67%. Neste ano, o índice está em 10,06%, situação que reflete no reajuste que o município aplicará no IPTU. Logo, os veranenses pagarão 10,06% “mais caro” o seu IPTU em 2022.

O número é maior que no ano de 2021, visto que o reajuste, naquele ano, foi de 4,52%.

Como e quando pagar o IPTU

As guias podem ser obtidas de forma online pelo site da Prefeitura, www.veranopolis.rs.gov.br, e serão enviadas pelos Correios no mês de abril. O prazo de vencimento para o pagamento à vista do imposto é o dia 16 de maio. Em relação a parcelamento, o vencimento da primeira parcela, é também para o dia 16 de maio.

Em relação ao desconto, ele será encaminhado para votação na Câmara Municipal no mês de fevereiro.

fonte: Rádio Studio