O projeto “Veranópolis Cidade Resiliente” é apresentado oficialmente

Na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto, foi realizada, oficialmente, a apresentação e entrega do projeto “Veranópolis Cidade Resiliente”.Cidade Resiliente

Na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto, foi realizada, oficialmente, a apresentação e entrega do projeto “Veranópolis Cidade Resiliente”.
Cidade Resiliente é um projeto que enfatiza os dez objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU, a fim de reduzir os riscos de desastres que fazem parte do desenho urbano e das estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável, projeto pelo qual o Tribunal de Contas da União avalia e certifica os municípios no quesito vulnerabilidade de crianças e idosos.
No município, o “Projeto Veranópolis Cidade Resiliente” foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, por meio da indicação da Coordenadora de Projetos Sociais da Ceran, Daniela Toller. Com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso, o projeto foi conduzido pela Pesquisadora e Doutora Daniela Gasperin, com o intuito de atender as vulnerabilidades sociais do Município.
O projeto teve início em meados de outubro de 2019, tendo neste ano a assinatura da carta-compromisso e do Certificado de Compromisso com a Resiliência aos Desastres, comprometendo-se com a implementação dos “Dez Passos Essenciais para a Construção de Cidades Resilientes”.
Com o Certificado, o projeto “Veranópolis Cidade Resiliente” visa uma eficiência administrativa para a redução de vulnerabilidades, com a inserção de todos os atores sociais, fortalecendo a Governança e a Democracia Participativa. A Gestão Pública busca o aperfeiçoamento da responsabilidade socioambiental e a consolidação de políticas que promovam a inclusão social e o fortalecimento do vínculo com a comunidade para reduzir as vulnerabilidades frente às ameaças naturais.
Diante da atual situação de pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus, cabe à reflexão de como superar as dificuldades, organizar estratégias de enfrentamento das vulnerabilidades e construir alternativas de superação. Desse modo, o Projeto Veranópolis Cidade Resiliente tem por objetivo tornar a comunidade Veranense com melhor capacidade de adaptação, superação e fortalecimento frente a uma adversidade. O próximo passo do projeto será o desenvolvimento do Plano de Ação, que visa fazer de Veranópolis uma Cidade Resiliente.
O Plano de Ação será executado em 2021, onde haverá um calendário de oficinas que abordarão temas direcionados a Inteligência Emocional para variados grupos da comunidade.
Ser resiliente é diferente de ser persistente ou insistente. A resiliência tem a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante às situações estressantes ou adversas. Construir uma cidade resiliente é importante para que se enfrente as adversidades com maior tranquilidade, com o menor impacto e maior aprendizado para as gerações futuras.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis

Fotos: Caroline Cesca