Qual o perfil das empresas familiares de Veranópolis e da região? Como os empreendedores avaliam o futuro afastamento da organização e a escolha de prováveis sucessores? Quais são os principais desafios? Esses e outros fatores fizeram parte da pesquisa “Empreendedorismo Sênior e Sucessão do Negócio Familiar”, conduzida por professores e estudante do Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Os resultados serão apresentados em evento aberto ao público na quarta-feira, dia 8 de maio, às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Veranópolis (Aciv) – Alameda Santos Dumont, 525 – Femaçã.
Participaram da pesquisa 30 indústrias familiares de pequeno, médio ou grande porte da região, e foram também realizadas entrevistas com especialistas no tema. O projeto é de autoria dos professores Daniele dos Santos Fontoura, Leandro Rosa Käfer, Gabriela Mara Pedrotti, da servidora Karoline Milioni e do acadêmico bolsista Marcelo Gabrielli.
O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.
O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.