Prefeito de Veranópolis faz tratamento de saúde

Waldemar destaca que o tratamento já realizado há mais de uma semana, tem tido bom prognóstico

Reportagem publicada em nossa versão impressa. Assinantes recebem antes esse conteúdo, com exclusividade. Assine, receba em casa todas as semanas e concorra a prêmios todos os meses, com a Assinatura Premiada: (54) 99680.8359.

O prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, está em tratamento de um tumor de parótida esquerda (glândula salivar). O Chefe do Executivo e médico já realizou uma cirurgia e, agora, está em fase de complementação com radioterapia localizada no local da glândula. O processo cirurgico foi realizado no final de janeiro.

De Carli divide a sua jornada entre a Prefeitura, o consultório e se desloca a Porto Alegre para o tratamento. Vou e volto a Porto Alegre no final da tarde! Faço uma aplicação no final do dia, durmo lá. Depois, faço outra aplicação pela manhã e volto a Veranópolis! Trabalhando quase que normalmente (meio turno)”, frisa.

Waldemar destaca que o tratamento já realizado há mais de uma semana, tem tido bom prognóstico.

O que é o tumor de parótida?

As parótidas são duas glândulas salivares localizadas próximas a região das orelhas (uma em cada lado do rosto). Elas têm como missão secretar a saliva, que os auxilia na mastigação e deglutição dos alimentos, iniciando o processo de digestão. Cerca de 25% do nosso volume total de saliva é produzido na parótida.

No entanto, assim como diversas outras regiões do nosso corpo, as glândulas parótidas também podem ser acometidas por tumores. Os principais sintomas são: massa ou nódulo na região do rosto, próximo às orelhas e ou dor, dormência ou fraqueza nos músculos do rosto.

Geralmente, o diagnóstico de tumor na parótida é realizado através de exames de ultrassom e biópsia. Quanto antes o problema é identificado, maiores as chances de cura e menores os transtornos para a vida do paciente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.