Prefeitura de Veranópolis esclarece procedimentos sobre testagem da Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece sobre a realização de testes para detectar a contaminação pelo coronavírus na população veranense.

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece sobre a realização de testes para detectar a contaminação pelo coronavírus na população veranense. Informa, portanto, que os pacientes assintomáticos, ou seja, aqueles que não apresentam sintomas respiratórios, não tem indicação de coleta de exame RT-PCR. Essa mesma orientação serve, também, para as pessoas que tiveram contato com caso positivo e não apresentaram sintomas respiratórios.

Já os pacientes que procurarem atendimento na Unidade Sentinela com queixa de sintoma respiratório, o profissional médico irá avaliar e decidir se tem indicação de coleta de amostra para análise e realização do exame PCR, conforme embasamento técnico pré estabelecido.
Vale ressaltar que as pessoas sem sintomas não devem procurar a Unidade Sentinela – Posto de Triagem Respiratória, a fim de evitar exposição de forma desnecessária ao vírus.

É importante destacar que as pessoas sejam conscientes e verdadeiras ao exporem as informações aos profissionais da saúde, deixando os testes apenas para os pacientes que realmente necessitam.

A Secretaria da Saúde de Veranópolis conta com a colaboração e o engajamento de todos os munícipes.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis