Segunda-Feira inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Veranópolis

Inicia na próxima segunda-feira, dia 08 de agosto

A População-alvo contra a poliomielite são TODAS AS CRIANÇAS de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já na multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

 

 

É muito importante que todas as crianças e adolescentes levem sua caderneta de vacinação para a unidade de saúde de sua referência para a conferência e atualização, se necessário.

 

 

O Dia D acontece no sábado, dia 20 de agosto, oportunidade onde estarão abertas todas as nossas salas de vacinas do município, das 8h às 14h.

 

 

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada pelo poliovírus. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde publicou um comunicado alertando para risco de reintrodução do poliovírus selvagem (PVS) e o surgimento do poliovírus derivado vacinal (PVDV) no Brasil. Casos recentes de poliovírus selvagem foram notificados em Malawi e Moçambique, países não endêmicos para doença e de derivado vacinal em países como Israel, Moçambique e mais recentemente nos Estados Unidos.

 

 

 

A transmissão da poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).