Solidariedade verde: Veranópolis ganha horta comunitária

Um dos setores que mais cresceu durante a pandemia foi o setor das plantas. Floriculturas, produtores independentes e lojas ofereceram, em forma de plantinhas, um pouco de acalento às pessoas, que viram nelas uma forma de distração, beleza e cuidado nesse período tão difícil. 

A Floricultura Alma surgiu no começo de 2020 e se concretizou no decorrer do mesmo ano. Marcio Modelski, proprietário da floricultura, conta que não havia pretensão de ter o empreendimento agora, mas que a necessidade gerou a oportunidade. Como as pessoas estavam mais em casa, o dono viu a chance de oferecer plantas, inicialmente apenas por meio de tele entrega. Com o crescimento, o local se firmou, a equipe cresceu e a marca Alma começou a se expandir.

“Muitos pais vem aqui com os filhos procurando plantas pra montar um jardinzinho com o filho, ensinando as crianças essa arte de mexer com a terra, e tem uma ligação direta com a questão da pandemia, o aumento do consumo de plantas e a procura por ter contato com a natureza”, relembra Marcio.

Marcio começou a se interessar por paisagismo e jardinagem em 2014, em função de sua área de atuação, a Agronomia. Ele conta que apenas realizava execução de projeto e execução de obra, e, por isso, não havia necessidade de um local fixo, por ser prestação de serviços, mas foi a boa recepção da comunidade que o fez levar a ideia a diante.

O principal diferencial da Floricultura Alma é a já famosa horta comunitária. “A gente percebeu que precisava colaborar com a comunidade nesse momento difícil, então, deu um estalo de montar a horta comunitária, pra poder oferecer os produtos com custo zero”, relata. Conforme for sendo usada, novas plantas serão colocadas, tendo todos os cuidados para que o espaço se mantenha. O proprietário destaca que o único pedido é que a comunidade utilize bastante e aproveite a hortinha.

São quatro tonéis, dois de chás e dois de condimentos, que ficam do lado externo da floricultura. “Hoje temos de condimentos o caldo knorr, alecrim, manjericão e pimenta, além de alguns chás, como poejo, cidreira, funcho, losna, boldo e dipirona, a planta que origina o remédio. Quem quiser pegar um galhinho, pode ficar à vontade. O ideal é não retirar a planta, para não a matar, apenas aproveitar o necessário”, reforça. Além disso, a floricultura também comercializa mudas para quem deseja plantar em casa.

Para além do projeto atual, Marcio conta que há muitos planos e ideias para o negócio. “Estamos caminhando muito bem como floricultura e com outras pretensões também. A principal é de tornar o espaço um Show Garden, onde as pessoas possam sentar para aproveitar o local e até tomar um chimarrão”, conta.

A Floricultura Alma fica localizada na Rua 24 de Maio, número 622, ao lado do antigo escritório da Corsan e está de portas abertas a toda comunidade.

Confira a matéria em vídeo:
 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.