Veranópolis avança em projeto para hidrelétrica de R$ 300 milhões

Estrutura será construída no Rio da Prata entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul

Em tempos de preocupação com crise hídrica, uma nova hidrelétrica está para ser construída em Veranópolis, município que ganhará cada vez mais protagonismo como matriz energética mais importante da Serra. O projeto é da Creral, cooperativa de energia com sede em Erechim.

A Usina Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 de megawatt (MW). Isso significa que será a segunda maior usina energética de Veranópolis, ficando atrás da Usina Hidrelétrica Monte Claro, da Ceran, que fica no Rio das Antas e tem capacidade de geração de 130 MW. O município ainda tem outra fonte de energia, a Usina de Biodiesel da Oleoplan, que é a maior empresa da cidade. A nova hidrelétrica será construída no Rio da Prata, entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul. O investimento é estimado em cerca de R$ 300 milhões.

Segundo Luciano Zanella, da Consulver, empresa que assessora a cooperativa no projeto, nesta fase está previsto também o levantamento das contrapartidas.

— Agora estão fazendo o mapeamento das áreas, identificação dos acessos e das melhorias para a balsa de Nova Roma do Sul com Veranópolis. Vai ser o terceiro maior retorno de ICMS da cidade. Será a terceira hidrelétrica do município e a gente brinca que Veranópolis pode se credenciar a ser o município mais energético do Estado — projeta.

O projeto já teve o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente aprovado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental. O órgão também emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre. Com isso, já iniciou a fase de levantamento a campo.  Segundo o presidente da cooperativa de energia com sede em Erechim, Alderi do Prado, a previsão é de que, até abril de 2022, a cooperativa protocole na Fepam a solicitação da licença prévia. A intenção é que as operações se iniciem em 2024. As estimativas sobre o andamento do projeto foram apresentadas também ao prefeito de Veranópolis, Waldermar De Carli.

A Foz do Prata será a primeira usina hidrelétrica da Creral. Neste ano, a cooperativa está construindo usinas solares no Estado e em São Paulo e mais três Centrais Geradoras Hidrelétricas em Santa Catarina. Atualmente opera duas usinas próprias e outras cinco usinas em sociedade com investidores.

Fonte: Babiana Mugnol/via Jornal Pioneiro