Veranópolis deve realizar testes em todos os pacientes com sintomas gripais

Quem procurar a Unidade Sentinela e o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL), em Veranópolis, a partir dos próximos dias,

Quem procurar a Unidade Sentinela e o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL), em Veranópolis, a partir dos próximos dias, com sintomas gripais, irá realizar teste da Covid-19. A Prefeitura fez parceria com a UCS (Universidade de Caxias do Sul) para a aplicação dos testes, que terão resultado em até 24h.

A informação foi confirmada pelo prefeito Waldemar De Carli em entrevista à Rádio 96.1 FM. Ele ressaltou que a Secretaria de Saúde deverá agir assim, de forma preventiva. Serão investidos cerca de R$ 180,00 por teste, totalizando mais de R$ 45 mil em investimento para os próximos dois meses.

Os testes serão os chamados PCR, em que há coleta de secreção do paciente, nos mesmos moldes do feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo a UCS, esse teste tem uma sensibilidade de 95% quando feito na fase aguda dos sintomas, em que há mais material do vírus para ser coletado. O percentual corresponde à chance de acerto; os erros constituem em falsos negativos, ou seja, não detectam o vírus. O percentual de sensibilidade diminui quando os sintomas são menores, seja na fase de incubação,  antes de os sintomas começarem, ou posteriormente. 

O objetivo é ampliar esses testes para atingir a população em geral e servir de parâmetro para definir, por exemplo, o retorno de trabalhadores às atividades em empresas. A Universidade explica que os testes precisam estar associados à avaliação clínica e ao histórico dos pacientes para um diagnóstico seguro.