Veranópolis permite abertura do comércio com algumas restrições

Ao longo dos últimos dias foram feitas reuniões com diversos setores do município de Veranópolis, a fim de decidir quais seriam as medidas tomadas a partir das próximas semanas. Nesta tarde, quinta-feira (16), o Comitê de Gestão do Covid-19, após o planejamento, divulgou as regras da abertura do comércio, em coletiva de imprensa.

De acordo com o Prefeito Waldemar de Carli  o comércio poderá abrir, porém, com algumas regras. Todas as pessoas no atendimento e as que entrarem precisarão usar máscaras. Cada atendente pode atender apenas uma pessoa ou família (mãe e filho, por exemplo).  O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira será das 8h30 às 11h30 e 13h30 até às 17h e nos sábados, das 8h30 às 11h30. Devem ser adotadas todas as medidas de higiene.

O presidente da Aciv Carlos Spanhol Filho, pede que os comerciantes respeitem as normas, pois serão fiscalizados. “Se chegarem muitas denúncias de comerciantes que estão descumprindo as regras, a prefeitura poderá decretar o fechamento”, destaca Spanhol. 

Vale destacar que as lojas e estabelecimentos que foram interditados, cerca de 15 em Veranópolis, poderão abrir. 

Waldemar De Carli salienta a importância do uso de máscaras, além de evitar aglomerações. Sair de casa apenas para o necessário e não viajar no feriadão de Tiradentes. 

Outras liberações

As lojas de conveniência de postos de combustível podem funcionar, apenas evitando as aglomerações e tomando todos os cuidados de higiene. O bares podem trabalhar como lojas de conveniência, ou seja, as pessoas podem entrar, comprar bebida e sair, não pode aglomerar pessoas dentro do local. 

Nos restaurantes, será permitido o buffet, mas um funcionário deverá servir as pessoas. Além disso, é preciso obedecer a distância de dois metros, afastamento de mesas e higiene.

Academias podem abrir, com um cliente a cada 20m² do estabelecimento. Precisa manter a distância mínima de dois metros, uso de máscaras e higienização. A prática de lutas, por enquanto, não está permitida devido ao grande contato físico. 

 

Leia mais:
RS mantém restrições para regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra em abril
Cidades da microrregião devem flexibilizar abertura do comércio a partir de amanhã

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.