Veranópolis promove a campanha “Descarte Consciente”

Em todas as unidades de saúde do município há um material intitulado “Medicamento é coisa séria”, fortalecendo a informação e

Em todas as unidades de saúde do município há um material intitulado “Medicamento é coisa séria”, fortalecendo a informação e incentivando a população sobre as prescrições, dispensações, uso e descartes acerca de medicamentos. Há também uma lixeira personalizada, destinada ao descarte correto de frascos, cartelas e medicamentos vencidos.

Restos de medicamentos sem o destino correto podem causar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações. Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de remédios pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água.

Já os medicamentos que são ainda novos ou que estão em boas condições de uso podem ser doados a pessoas que precisam. Para isso, verifique a validade de cada medicamento e mantenha-os em locais adequados. Se você tem estoque de remédios não utilizados na sua casa, devolva-os à Farmácia Pública Central. Os remédios doados passam por triagem antes de serem reaproveitados.

Seja consciente! Descarte seus medicamentos de forma correta.