Veranópolis recebe jovens de nove estados durante o 2º Moot Nacional Pioneiro dos Escoteiros do Brasil
Município integrou a programação do maior encontro do Ramo Pioneiro da União dos Escoteiros do Brasil e recebeu 41 participantes
Veranópolis integrou a programação do 2º Moot Nacional Pioneiro, o maior encontro do Ramo Pioneiro da União dos Escoteiros do Brasil, recebendo jovens de diferentes regiões do país para uma programação voltada à integração, cultura e aventura.
Realizado entre os dias 18 e 23 de julho, o evento reuniu cerca de 377 jovens e voluntários de nove estados brasileiros, com o tema “Explorar o mundo, ampliar horizontes”. A iniciativa promove experiências voltadas ao desenvolvimento da liderança, cidadania, cooperação, respeito às diferenças, protagonismo juvenil e compromisso com a comunidade.
Em Veranópolis, 41 participantes permaneceram hospedados entre o sábado (18) e a manhã desta terça-feira (21). A recepção oficial ocorreu na Cefruti, na comunidade de Sapopema, com a presença do prefeito Cristiano Valduga Dal Pai, que possui trajetória no movimento escoteiro, tendo atuado como Chefe Lobinho e sendo reconhecido como o primeiro prefeito escoteiro do município.
Durante a estadia, os jovens participaram de uma programação que apresentou aspectos da cultura, da história e das tradições locais. As atividades incluíram trilhas, rapel, visitas a pontos turísticos, passagem pela Usina Hidrelétrica 14 de Julho e experiências em contato com a natureza, valorizando os atrativos turísticos de Veranópolis.
Na ocasião, o prefeito agradeceu a escolha do município para integrar o roteiro do encontro e destacou a importância de iniciativas que estimulam a formação de jovens líderes comprometidos com a sociedade.
Como reconhecimento pela recepção e pelo apoio oferecido durante o evento, Veranópolis recebeu um Certificado de Agradecimento concedido pela organização do 2º Moot Nacional Pioneiro.
A participação no encontro reforça o potencial de Veranópolis para sediar eventos de alcance nacional, fortalecendo o turismo, valorizando a cultura local e promovendo o intercâmbio entre jovens de diferentes estados brasileiros.
Fonte e Foto: Prefeitura de Veranópolis