Prefeitura de Veranópolis divulga resultado da avaliação diagnóstica da aprendizagem

A Secretaria de Educação, Esportes Lazer e Juventude de Veranópolis realizou uma avaliação de monitoramento da aprendizagem dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais. A Avaliação nos 1º e 2º anos iniciou no dia 19 de maio e foi finalizada no dia 07 de junho O total de alunos nestes anos é de 445, sendo que foram aplicadas 341 avaliações.
O diagnóstico traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências, sendo possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, o que funciona de fato como um diagnóstico.
As informações oferecem, a partir de então, guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, como forma de promover a recuperação dos pontos identificados como fracos. Além disso, permite que o professor possa adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.
A avaliação foi elaborada a partir do Documento Curricular Veranense e teve por objetivo verificar a apropriação da escrita, da linguagem oral e da construção numérica. O mapeamento dos pontos fortes e de dificuldade dos alunos no domínio das habilidades e competências trabalhadas à distância embasará os planos de ação docente e estratégias de recuperação para os alunos.
A avaliação para o 1º ano foi elaborada com base nas habilidades que a criança necessitava ter adquirido ao final da educação infantil e para o 2º ano habilidades adquiridas ao final do 1º ano.
Na escrita, foi possível analisar a etapa em que a criança se encontra (pré-silábica, silábica, etc), oralidade, localizar informação explícita em um texto, reconhecer numerais, identificar e completar sequências, desenvolver noções de quantidade, classificação, sequência e seriação.
A preocupação pela aprendizagem fez a Secretaria avaliar os resultados qualitativamente. Nessa prática, a análise do aluno é individual, considerando suas singularidades de comportamento, de aprendizagens, histórias particulares de vida e o papel desempenhado por ele como coparticipante do seu processo de aprendizagem na escola.
Dos 77% de avaliações realizadas, 43% dos alunos necessitam de intervenção no contraturno escolar. A devolução dos resultados para as escolas está sendo feita individualmente aos professores, para assim poder discutir e analisar quem necessita de intervenção no contraturno.
A Secretaria Municipal da Educação, Esportes, Lazer e Juventude enfatiza a importância das famílias para que acompanhem e incentivem as crianças a participarem deste momento importante na educação do município.
Estar atento ao nível de aprendizado, necessidade de desenvolvimento e qualidade do ensino é uma preocupação do Poder Público Municipal.

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