Ciclone pode provocar rajadas de vento acima de 100 km/h nesta quarta-feira no RS
Fenômeno atinge a costa entre Mostardas e Tramandaí no início do dia e se afasta aos poucos
Nesta quarta-feira, 10, o Rio Grande do Sul permanece em alerta devido à atuação do ciclone extratropical sobre o estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno estará rente à costa, entre Mostardas e Tramandaí, no início do dia, e deve se afastar lentamente ao longo das horas.
Com o ciclone na costa, o dia será muito ventoso, com rajadas fortes a intensas no Sul e no Leste do estado, o que pode provocar falta de energia.
O céu terá muitas nuvens e ainda haverá chuva em várias regiões, por vezes forte na Metade Leste. Não se descarta a ocorrência de granizo isolado. Mesmo assim, aberturas de sol podem aparecer em diversos locais.
Rajadas de vento acima de 100 km/h
Embora ainda possa chover forte em pontos isolados, o maior risco é o vento. São esperadas rajadas de 70 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste do estado, com maior intensidade na área ao redor da Lagoa dos Patos e no trecho litorâneo entre Rio Grande e Torres. Em alguns locais, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h.
Em Porto Alegre, o vento deve variar entre 60 km/h e 80 km/h na maior parte dos bairros, mas na zona Sul da cidade as rajadas podem se aproximar ou mesmo atingir 100 km/h.
Municípios contabilizam estragos após temporais
Chegou a 14 o número de municípios que reportaram danos à Defesa Civil após os fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre segunda, 8, e terça-feira, 9.
O dado consta no boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado no final da tarde desta terça. No informe anterior, eram 12 municípios com registros de estragos. Os danos incluem destelhamentos, queda de árvores e alagamentos.
Também foram divulgados os maiores acumulados de chuva no estado. Nas últimas 12 horas, Camaquã registrou 127 mm, Cristal 125 mm e Barra do Ribeiro 115 mm.
Fonte: Correio do Povo