Programa de Alfabetização extra curricular auxilia na aprendizagem de crianças veranenses

O Nutra é um programa, extra curricular, que oferece intervenção pedagógica para aqueles alunos que não conseguiram estar alfabetizados ao final do 2º ano ou que mostram lacunas no aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático

Na semana que comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização (14 de novembro), o município de Veranópolis, por meio da Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, reforça o trabalho realizado no Nutra – Laboratório de Aprendizagens.
O Nutra é um programa, extra curricular, que oferece intervenção pedagógica para aqueles alunos que não conseguiram estar alfabetizados ao final do 2º ano ou que mostram lacunas no aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Com um espaço exclusivo e interativo, e profissional capacitado, oportuniza novas formas de aprendizado para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, visto que as escolas da rede municipal de Veranópolis recebem muitos educandos de outros municípios que chegam no 3º, 4º e até 5º ano e ainda não estão alfabetizados. Então, neste Laboratório de Aprendizagem, sob a mediação da professora Vânia Wetzel, é possível ofertar vivências e interações com o mundo letrado.
O processo de aprender a ler e escrever é um dos mais difíceis e complexos para serem assimilados pelas crianças. Diante disso, é necessário usar diferentes estratégias dentre elas jogos e brincadeiras para tornar esse aprendizado mais atrativo, prazeroso e significativo para os alunos.
A professora Vânia destaca que, “atualmente a alfabetização não se faz mais dissociada do letramento. Alfabetização e letramento precisam andar juntos. O foco não pode estar só na codificação e decodificação das letras, palavras e textos. É preciso que os estudantes compreendam a função social da escrita, ou seja, apropriar-se da escrita, criticamente, com a finalidade de interagirem e agirem nos diversos contextos sociais. É dessa forma que o trabalho é realizado no Nutra, trazendo presente este mundo letrado no qual os alunos estão inseridos no cotidiano. Dentre as várias propostas que já foram realizadas, citamos as leituras e interpretações dos cartazes e convites das festas juninas das Escolas Municipais, registros de lista de compras, leituras dos livros de histórias produzidos pelos alunos da EMEF Joana Aimé, através do Projeto Semeando Autores. Conversamos e refletimos sobre as narrativas de cada história e o encantamento foi tão grande que surgiu a ideia de escrever cartinhas para os autores dos livros, expressando o quanto gostaram dos textos, trazendo presente palavras de incentivo para a produção de novos livros. Posso dizer que o trabalho no Nutra – Laboratório de Aprendizagens vem se aprimorando a cada ano”.
A Secretaria Municipal de Educação segue investindo em formações, recursos pedagógicos, como jogos e livros de literatura infantil, ampliando assim as atividades que são oferecidas no Nutra e possibilitando uma melhor alfabetização e aprendizados dos estudantes veranenses.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.