Após duas semanas internado com coronavírus, aposentado de 88 anos sai do hospital em Caxias e comemora

Idoso estava no Hospital Virvi Ramos e recebeu alta nesta quarta-feira

De cada três pacientes infectados com covid-19 em Caxias do Sul, dois se recuperam, saem do hospital e voltam para suas famílias, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até esta quarta-feira (3), já são 122 recuperados na cidade. Um destes finais felizes foi o do metalúrgico aposentado Adelphino Gadens, 88 anos. Ele passou duas semanas internado no Virvi Ramos, onde inclusive comemorou o aniversário com uma festa surpresa das enfermeiras. Na quarta, segurando uma placa “Eu venci a Covid-19”, o idoso recebeu alta médica e, ao sair do hospital, foi aplaudido pelos profissionais da saúde.

Gadens percebeu os primeiros sintomas no dia 18 de maio. Ele procurou um posto de saúde e foi medicado para gripe. Dois dias depois, a situação piorou e o metalúrgico precisou ser internado. O resultado positivo para coronavírus veio no dia 24.

— Ficamos sem chão, né? Pela idade dele e tudo que sabemos (da doença). Quando deu positivo, afetou a todos nós (da família). É bem difícil. A partir do exame, fomos proibidos de visitá-lo — conta o cunhado Oseias Nunes, 46 anos.

Gadens tem problemas de audição, por isso o único contato com os familiares era por vídeo chamada. O aposentado mora no bairro Kayser com a esposa Terezinha Basso, 82, a filha Fabiana, a neta Rafaela, de sete anos, além do cunhado. A família não teve sintomas, mas também ficou em isolamento.

— Ele é um pouco surdo, mas pedia muito dos cachorros, como estava a casa, como estavam as netas e a esposa. A Sharon, uma vira-lata que ele tem há oito anos, ia todo dia no quarto procurar por ele. Ficava cheirando a cama. Nós também estávamos em quarentena, só que em casa. Foram 15 dias bem longos — relata Nunes.

 

 

Fonte: Pioneiro