Dia da Pizza: saiba a história por trás da data

A pizza é um alimento versátil e delicioso e que agrada, praticamente, todos os paladares, principalmente pelas inúmeras opções de recheios que pode levar, aqui no Brasil, é claro. No entanto, a história da pizza é bem antiga e a receita já sofreu diversas variações ao longo de sua história.

História

Alimentos semelhantes já eram apreciados por civilizações antigas, como egípcia, grega e romana. No Egito era costume celebrar o aniversário do faraó com um pão plano coberto por ervas. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Ela não era como é conhecida hoje, mas apenas uma fina lâmina de massa, feita de uma mistura de farinha com água, chamado na época de ‘pão de Abraão’, semelhante ao moderno pão sírio. Há especulações sobre o termo “pizza” ser originado de picea, em latim, palavra que os romanos utilizavam para descrever o pão assado no forno.

Acredita-se que o ancestral da pizza tenha chagado à Itália durante as cruzadas do Século 11 com os turcos, através do Porto de Nápoles. Mas foi em Nápoles, nos anos de 1600, que se preparou a primeira pizza parecida com o que conhecemos atualmente. Os italianos acrescentaram o tomate, domesticado pelos povos indígenas na América e levado à Europa pelos espanhóis. Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma redonda característica, ela era dobrada ao meio.

Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles ao serviço do rei Humberto I e da sua esposa Margarida, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana — branco, vermelho e verde — utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

Brasil

A pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país. Desde 1985, comemora-se o dia da pizza no dia 10 de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.