Ferramenta do Instituto Federal facilita novas parcerias em áreas da inovação e do conhecimento

Criado com o objetivo de estimular parcerias voltadas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, o Integra – Portal de Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), instituição que possui unidade em Veranópolis e está presente em outros 15 municípios gaúchos – incluindo Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul -, celebra um ano no ar neste mês de outubro. De lá para cá, a ferramenta tem contribuído para agilizar a busca de empresas e organizações por serviços ou pessoas que tenham experiência e conhecimento nas mais diversas atividades relacionadas à inovação, à ciência e à tecnologia.

A ferramenta é uma espécie de “Google” dos pesquisadores, laboratórios, projetos, pesquisas, produções bibliográficas e outras informações relacionadas a institutos federais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – em breve, com possibilidade de adesão da Bahia, do Mato Grosso do Sul e de outros Estados. O Integra, explica o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação IFRS, professor Anderson Yanzer, tem dois grandes objetivos. “É fazer com que a instituição se conheça, identifique as suas expertises e que as organizações externas tenham alcance ao trabalho realizado pelos profissionais laboratórios dos institutos”, explica.

Num cenário em que a tecnologia, a pesquisa e a inovação têm ganhado cada vez mais espaço e aberto novas vagas, acrescenta Yanzer, o Integra passa a ser um mecanismo de busca que vai ajudar as empresas a encontrarem profissionais capacitados para projetos e pesquisas envolvendo a comunidade acadêmica e a prospectar negócios e parcerias em diversas áreas em expansão no mercado. “Cito o exemplo de uma universidade ou instituto que credencia um projeto importante e tem acesso aos recursos, mas apresenta dificuldade em conseguir mão de obra qualificada específica. O Integra se torna um aliado nessa busca”, destaca o professor.

Em um ano no ar, já foram realizadas cerca de 50 mil buscas por perfis de profissionais e aproximadamente 20 mil por tecnologias específicas. Uma das pesquisas recentes mais efetuadas no Integra é o termo “tríplice hélice”, relacionada a startups e ao ecossistema de inovação. O Rio Grande do Sul é hoje um dos estados que mais se destaca na área. Conta com 15 parques tecnológicos e mais de 1 mil startups. “O Integra também é uma forma de contribuir nesse processo, auxiliando na interligação entre os agentes desse ecossistema de inovação”, salienta Yanzer.

A ideia, segundo ele, é seguir expandindo a ferramenta. “O Integra permite encontrar informações e pessoas ligadas a várias áreas, como o grafeno, por exemplo, que deve movimentar bilhões na economia nos próximos anos, ou como a viticultura, presente em várias regiões do RS. Uma quantidade vasta de conhecimento e experiência sob fácil acesso”, completa. Criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica, o Integra conta com o apoio da Fundação de Apoio da UFRGS (FAURGS) e da Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS (FEENG). O portal pode ser acessado por meio do site https://integra.ifrs.edu.br/.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.