Fundador da CUT e CONTAC morre aos 74 anos

Na tarde de hoje terça-feira (29), o Brasil perdeu um dos principais líderes sindicais. Siderlei Silva de Oliveira faleceu, aos

Na tarde de hoje terça-feira (29), o Brasil perdeu um dos principais líderes sindicais. Siderlei Silva de Oliveira faleceu, aos 74 anos, no hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo (RS), onde estava internado. Ele era natural de Carazinho (RS), tinha três filhos, Miriam, Vanderlei e Marcelo e atualmente residia em Serafina Corrêa. 

Siderlei foi um dos fundadores da CUT em 1983, e iniciou a vida sindical no Sindicato da Alimentação de Porto Alegre. Em seguida foi para a Federação, instituição a qual assumiu a presidência em 1988. O sindicalista também criou a CONTAC – Confederação Democrática Brasileira dos Trabalhadores da Alimentação em 1994, assumindo como Presidente da entidade desde sua fundação até o ano passado, quando deixou a presidência para ser secretário de Comunicação.

Ele foi perseguido e preso pela ditadura durante uma manifestação que ele fez em Porto Alegre. Um de seus principais legados como líder sindical foi a Norma Regulamentadora (NR) nº 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresa de Abate e Processamento de Carnes e Derivados – para o setor do frigorífico.