Homenagem póstuma ao tradicionalista e lagoense Porca Véia

Deputado federal Ronaldo Santini (PTB/RS) apresenta PL para que trecho da BR-470 receba nome do artista gaúcho.

Reconhecendo o legado artístico e o trabalho realizado pelo artista tradicionalista Porca Véia na divulgação da cidade de Lagoa Vermelha e região, o deputado federal Ronaldo Santini protocolou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei N° 3359, de 2020, para que o trecho da BR 470 entre Lagoa Vermelha (iniciando no entroncamento com a BR-285) e Barracão (até ponte que faz divisa com o estado de Santa Catarina) receba o nome “Élio da Rosa Xavier – Porca Véia”. A apresentação do projeto de lei federal atende à sugestão do vereador lagoense Braulio Joares Guedes.

 

Grande nome do Tradicionalismo, “Porca Véia” foi um artista autêntico da cultura gaúcha, renomado e reconhecido em todo o território nacional. Cantor, gaiteiro e compositor de sucesso, faleceu no último dia 12 de junho.

 

No texto do PL, o parlamentar lagoense argumenta que o músico tradicionalista e seu conterrâneo − Porca nasceu e morou até a sua juventude nas margens da BR-470 − era uma “pessoa de hábitos muitos simples” e que tinha como objetivo “mostrar o quanto é bela a simplicidade da música de sua terra”. Segundo Santini, o homenageado foi “um homem extremamente comprometido com suas raízes e defensor da autêntica música regional gaúcha”.

 

“Com esses fundamentos, consideramos extremamente apropriada a homenagem que propomos ao Porca Véia e esperamos contar com o apoio dos parlamentares para a aprovação deste projeto de lei”, justificou Ronaldo Santini, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha, em sua proposição legislativa.

 

Fonte: Gabinete Deputado Federal Ronaldo Santini (PTB)