Justiça autoriza repasse de doações desviadas na Serra para vítimas das enchentes no RS
A Justiça autorizou o repasse de doações enviadas dos Estados Unidos a vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, após materiais terem sido desviados por oito investigados na região Serra.
Os itens, como roupas, fraldas e mamadeiras, haviam sido apreendidos na Operação Ascaris, realizada na semana passada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS).
A autorização ocorre depois que o GAECO identificou um esquema que comercializava doações por meio de ONGs e brechós, utilizando “laranjas” e recebendo pagamentos via Pix em nome de terceiros. Na última quinta-feira, 4 de dezembro, cerca de 70 caixas com produtos enviados ao Estado foram apreendidas e agora serão encaminhadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o Ministério Público, o trabalho atual envolve organizar os materiais e distribuí-los por meio de entidades capacitadas, garantindo que cheguem às famílias afetadas pelas enchentes. A investigação segue apurando crimes de apropriação indébita, organização criminosa e lavagem de dinheiro relacionados ao desvio das doações em meio à calamidade pública.
Fonte:: Jornal Semanário