Nova carteira de identidade: saiba quais são as novidades e quem pode fazer o documento

Documento não terá mais o número do RG, que deixará de existir

nova carteira de identidade começou a ser emitida em Porto Alegre nesta terça-feira, com longas filas, muita espera para atendimento e diversos questionamentos. O novo modelo foi lançado em fevereiro pelo governo federal, mas ainda restam dúvidas sobre as novidades em relação ao antigo modelo e quem pode fazer. Por isso, o Correio do Povo esclarece, abaixo, as principais perguntas sobre o processo de emissão do novo documento

Também vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

– Quem pode fazer?

Neste primeiro momento, somente as pessoas que nunca tiveram carteira de identidade podem fazer o documento. Quem já possui RG deve ser chamado para confeccionar o novo modelo apenas em setembro no RS.

– Quais estados já estão emitindo?

O primeiro estado que começou a emitir a carteira foi o Rio Grande do Sul. Em agosto, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais.

– Precisa pagar pelo novo documento?

A emissão da nova carteira de identidade é gratuita.

– Onde fazer a nova carteira em Porto Alegre?

A emissão é feita no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) na avenida Azenha, 255, que atende por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

– Quais documentos são exigidos para a expedição da nova identidade?

É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.

– Quando fica pronto?

A retirada ocorre após 15 dias úteis. A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital www.gov.br, do governo federal, após a retirada do modelo físico.

– Quando começa a implementação no interior do RS?

A implementação nos Postos de Identificação do IGP no interior do estado, também apenas para primeira via, está prevista para 4 de agosto.

– Qual é o prazo de validade da nova carteira?

A validade da nova carteira de identidade depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. Os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032.

– A nova identidade substitui outro documento?

O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria identidade atual.