Rio Grande do Sul implanta prova de vida com biometria facial

A prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos estava suspensa desde 2020 por decorrência da necessidade de isolamento

A prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos estava suspensa desde 2020 por decorrência da necessidade de isolamento social imposta pela Covid-19. Por conta disso, o governo do Rio Grande do Sul vem realizando testes para uma ferramenta que possa solucionar a situação. Disso surgiu um aplicativo que realiza biometria facial.

A aplicação, que existe somente para o sistema operacional Android, foi testada por um grupo de 100 pensionistas gaúchos. O aplicativo Servidor RS, por enquanto, está disponível apenas aos pensionistas do IPE Prev, mas no futuro deverá servir também para os inativos do Estado.

Aqueles que quiserem utilizar a ferramenta podem baixá-la para testar a nova opção de prova de vida. O processo deve ocorrer a partir do primeiro dia do mês anterior ao mês de aniversário do indivíduo.

Como usar o app Servidor RS

1 – Baixar/acessar o app Servidor RS. É preciso usar celular ou tablet com sistema operacional Android (a partir da versão 9.0)
2 – Realizar login pelo gov.br
3 – Concordar com o termo de uso
4 – Atualizar os dados
5 – Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
6 – Realizar a validação facial
7 – Conferir o comprovante do recadastramento

fonte: Jornal Semanário