9º Encontro Festivo Polonês é neste sábado em Veranópolis

O 9º Encontro Festivo Polonês, comemorando os 10 anos do núcleo Braspol (Comunidade Brasil- Polônia) de Veranópolis, será realizado neste sábado, dia 4. Às 18h30min, haverá Missa de Ação de Graças na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e, às 20h, acontecerá o Jantar Dançante de Confraternização, no Salão da Gruta. O valor do ingresso é de R$ 40. 
Confira o cardápio do jantar: Pierógui, pastel de carne, strogonoff de carne, arroz branco, espaguete ao molho vermelho, macarrão nata negra, frango assado, costela de porco assada, churrasco de gado, maionese de batata, salpicão de frango com batata palha, oito tipos de salada e diversas sobremesas como sagu, creme branco, torta de bolacha e pudim, entre outras. 
Em nome da Braspol, o presidente Fabiano Kaczala e a vice-presidente Ana Regina Rescke Dalla Coletta fazem um convite especial aos brasileiros e polônicos de Veranópolis, Cotiporã, Vila Flores e Fagundes Varela.
Os interessados em participar podem entrar em contato com Ana Regina, através do 3441.1305, com Fabiano, pelo 3441.1215, e com Luis Shapinski, na HB Embalagens, ou pelo telefone 3441.1744.

Você sabia?

– Em 03 de maio de 1791 foi criada a 1ª Constituição Polonesa, e no ano de 1875, o 1º grupo de poloneses, da região polonesa ocupada pelos prussianos chega à Linha Azevedo de Castro, hoje município de Carlos Barbosa. Nasciam aí os primeiros descendentes de poloneses no Rio Grande do Sul. Deste lugar saíram levas para vários lugares: Veranópolis – Nova Prata, Cotiporã, Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Caxias do Sul e outros.
– No dia 03 de maio de 1869, em Brusque (SC), também se comemoram 150 anos da imigração polonesa no Brasil. Em 28 agosto de 2003, foi oficializado o Dia Estadual da Comunidade Polônica do Rio Grande do Sul, por sugestão do deputado Sérgio Stasinski, e aceita pelo governador do Estado do RS, Germano Rigotto.
– Em 15 de maio de 2009, foi fundada em Veranópolis a Braspol – Comunidade Brasil-Polônia, que realiza encontros abertos todas as segundas-feiras, às 19h30min, na Escola Felipe dos Santos, onde trabalham diversas questões culturais, como a língua polonesa, artesanato e entre outros.  
– Os nascidos no Brasil chamam-se polônicos e não poloneses, como era no passado.
– Fabiano Reschke foi o 1º polônico a exercer o cargo, com grande orgulho e dignidade, de prefeito, no período de 1952 a 1956.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.