Festas Regionais

Feiras e atividades paralelas integram Festival de Folclore de Nova Prata

Os ingressos estão sendo vendidos no Centro de Informações Turísticas de Nova Prata. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3242.4713 ou pelo 99705.2546.

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata proporciona inúmeras vivências pelos palcos, ruas, escolas e casas de Nova Prata. São momentos de integração, inclusão e experiências únicas aos pratenses e a quem visitar o município de 11 a 15 de setembro.

Nessa, que é a 15ª edição do Festival, além dos espetáculos noturnos e das apresentações em diversos pontos da cidade, o evento terá Feiras da Gastronomia, do Livro, do Artesanato e do Comércio.

As atividades abrem na quarta-feira, dia 11, às 10h e acontecerão na Praça da Bandeira e na sede antiga do Clube Grêmio Pratense.

 

Feira do Comércio

Neste ano, o Festival apresenta, dentre outras novidades, a Feira do Comércio. Segundo o presidente da CDL de Nova Prata, Tiago Giareta, a atividade visa promover o comércio local. As 68 lojas participantes serão identificadas com o material disponibilizado pela CDL e oferecerão descontos e condições de pagamentos especiais aos consumidores. Algumas estarão abertas em horários diferenciados. “Essa feira beneficia o comércio e, principalmente, a população pratense e turistas que aqui estiverem. O Festival faz parte do calendário de eventos do Estado e é o maior evento cultural da região turística Uva e Vinho. Nova Prata tem que abraçar o Festival e participar das feiras e eventos relacionados, pois tudo é feito e pensado para que o público tenha uma experiência única ao vivenciar o evento”, salienta ele.

A Feira será nos dias 11, 12 e 13, das 10h às 18h30min. No dia 14, das 8h30min às 18h e no dia 15, das 14h às 18h.

 

Feira de Artesanato

Talentos locais e regionais estarão expondo e comercializando suas artes. O objetivo da Feira do Artesanato é de proporcionar um espaço para os visitantes viajarem a diferentes culturas. A Feira ocorre na antiga sede do Grêmio Pratense, das 11h às 22h, de quarta-feira a sábado; e no domingo, das 11h às 20h.

Além de artesãos de Nova Prata, o evento contará com expositores de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Lajeado, Ipê, Lindolfo Collor, Paraí, Porto Alegre, Passo Fundo e Vila Flores.

 

Feira do Livro

Para os apaixonados por leitura, a Feira do Livro de Nova Prata ocorrerá na Praça da Bandeira. Durante os cinco dias, a Feira irá oferecer ao público livros sobre cultura local e do Rio Grande do Sul, folclore brasileiro e grandes clássicos da literatura nacional e internacional, além de best-sellers, títulos de autoajuda, espiritualidade, história, entre outros. O evento irá funcionar das 10h às 22h, de quarta-feira a sábado; e no domingo, das 10h às 18h.

 

Feira Gastronômica

Ao passar pelas atrações do Festival, o visitante poderá degustar do melhor da culinária pratense. Uma das novidades da Feira é que ela será preparada por um grupo de restaurantes e lancherias da cidade, servindo diversos pratos especiais, inclusive da gastronomia de países que estarão no palco do Festival. Além disso, pizzas, sorvetes, hamburgueres e outros lanches também farão parte do cardápio.

Segundo um dos coordenadores da Feira de Gastronomia, Felipe Lenzi, serão 11 estandes, todos preparados com o sabor da comida pratense. Além da gastronomia, o público terá atrações paralelas como apresentações dos grupos de folclore internacionais e de artistas locais. A Praça da Bandeira abrigará mesas para comodidade do público. O horário da Feira Gastronômica será das 10h às 23h, de quarta-feira a sábado; e no domingo, das 11h às 18h.

 

Sobre o Festival Internacional de Folclore

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata será o primeiro na América a sediar o Concurso Internacional de Danças Folclóricas da FIDAF. Alcançando a sua 15ª edição, o evento se renova e atrai grupos profissionais em busca do primeiro troféu da competição. Serão cinco noites de diferentes espetáculos, de 11 a 15 de setembro, no palco do ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, que a região poderá ver e avaliar a desenvoltura de centenas de artistas.

Estão confirmados para a disputa: Rússia, Bulgária, Romênia, Eslováquia, México e Filipinas. Além dos países que estarão na competição, já está confirmada a presença de Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, além do Brasil nas apresentações das cinco noites do evento.

Os ingressos estão sendo vendidos no Centro de Informações Turísticas de Nova Prata. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3242.4713 ou pelo 99705.2546.