Suinocultores de Fagundes realizam visita técnica em Protásio Alves

A atividade agrícola exige alguns cuidados com a propriedade rural. As boas práticas agrícolas caracterizam-se pela adoção de técnicas de produção menos impactantes ambientalmente, com o emprego de tecnologias mais limpas. Exemplo disso, são os suinocultores do município de Fagundes Varela. Há tempos vem implementando práticas na propriedade que visem minimizar, principalmente os impactos ambientais gerados a partir da criação de suínos. Assim, todos, por exemplo, possuem esterqueira impermeabilizada e depois de um tempo que os dejetos estão depositados, os mesmos são aplicados nas áreas de cultivo, tanto na propriedade como na propriedade dos vizinhos.
Pensando em melhorar o tratamento já dado aos dejetos, o Departamento do Meio Ambiente e Emater, oportunizaram aos suinocultores licenciados no Município, uma visita técnica a fim de conhecer dois sistemas de tratamento dos dejetos. Foram visitadas duas propriedades, no município de Protásio Alves. A primeira do Sr. Roni Rosin que utiliza o sistema de aeração aliada com adição de uma alga esterqueira e, após, a propriedade do Sr. Adir Baccarin que utiliza o sistema de compostagem. Foram verificadas o funcionamento de cada sistema, investimentos e principalmente as vantagens ambientais que os dejetos tratados.
Na primeira propriedade tivemos o assessoramento da empresa EMBIO, que dispõe da tecnologia do propulsor EMBIO. Em ambas as propriedades, os suinocultores fagundenses puderam conversar com os proprietários e tirar dúvidas, pois ambos já utilizam os sistemas a mais de um ano.
A regularização ambiental de qualquer atividade produtiva, além de obrigatória, constitui-se em uma medida essencial para a sustentabilidade socioambiental.
Esperamos que esta ação tenha contribuído com a futura adoção de novas práticas na atividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.