Vitrais acolhem comunidade da EMEF Irmão Jerônimo

A igreja, importante representação do poder clerical da época, em meados do século XII contou com novas técnicas construtivas que marcaram o surgimento do estilo gótico. Coletivamente, os edifícios são notavelmente ricos e detalhados, mostrando exatamente todos os avanços tecnológicos e materiais que o renascimento comercial ofereceu.

vitrais

Um dos elementos decorativos mais marcantes dessas igrejas são os vitrais, grandes e coloridos, muitas vezes com padrões geométricos ou representando santos e passagens de textos bíblicos. Os vitrais, ao iluminarem a igreja, reiteram também um novo período da história medieval e influencia a construção dos novas santuários no mundo todo.

Por meio da disciplina de Artes, os estudantes dos sextos anos recriaram os vitrais utilizando cartolina preta e papel celofane. Através de depoimentos de colegas dimensionamos a grandeza da atividade, como disse Heloísa da S. B. “Foi uma atividade bem legal. Gostei de fazer. Retrata os vitrais das igrejas católicas e evangélicas, mas também vemos em outras construções”. Para Alícia F. M. da S. “foi uma atividade diferente, bem criativa, nos divertimos muito fazendo e recriando vitrais”. Gabriela P. reforça que “a atividade foi empolgante, diferente em relação às aulas diárias. A exposição dos nossos trabalhos no hall de entrada deixou a escola mais alegre”.

A idealizadora do projeto, a professora Maitê O. Bavaresco, também expôs sua percepção quanto ao projeto “os estudantes se envolveram na atividade com entusiasmo participando ativamente, relacionando os vitrais com locais já visitados por eles”.

Confira alguns vitrais exposição:vitraispendurados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.