16° CRE corre o risco de ser fechada

O Governo de Eduardo Leite prevê reduzir número de coordenadorias regionais, de 30 para 12 .

A 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), localizada em Bento Gonçalves, corre sérios riscos de fechar em 2019. O Governo de Eduardo Leite prevê uma expressiva redução no número de coordenadorias regionais, de 30 para apenas 12 entidades. Professores da região se reuniram na terça-feira, dia 22, no Cpers-Sindicato, em um ato de manifestação contra o fechamento da coordenadoria. 
Os diretores que participaram do encontro elaboraram uma carta solicitando a manutenção do trabalho da 16ª CRE, composta por 25 municípios. O documento será entregue em uma reunião que está sendo agendada para esta semana, junto ao Secretário Karam. Antes disso, os diretores pretendem buscar apoio dos prefeitos das cidades que compõe a 16ª.
O governo afirma que se trata de uma medida na qual foi levada em consideração que, com a digitalização dos processos, caiu consideravelmente a necessidade de atendimento presencial nas coordenadorias regionais. Além disso, a medida também se justificaria pela falta de professores nas escolas. Os professores que trabalham nas CREs poderiam somar ao quadro de profissionais dentro das salas de aula. 
Na última sexta-feira, dia 25, diretores da 16ª CRE estiveram em agenda com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, para solicitar apoio à manutenção da estrutura. “A permanência da 16ª CRE no município tem meu total apoio. A Coordenadoria, mesmo com um quadro enxuto de colaboradores, é extremamente eficiente no seu desempenho, inclusive com índices de avaliações no ensino médio melhores que em muitos lugares, e isso precisa ser levado em conta”, afirmou o prefeito.
A 16ª CRE é por 25 municípios: André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Com informações da Rádio Difusora