Associação de municípios e Caxias do Sul preparam novo recurso contra a bandeira vermelha e por flexibilizações

Novo recurso pelo recuo no nível de restrições sobre a macrorregião de Caxias do Sul vai ser protocolado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne)./ A entidade, que representa as prefeituras da Região e que tem entrado com contestações a cada nova rodada, avalia que a Serra Gaúcha apresentou melhora em relação à última semana. A Amesne também considera que a área teve dados prejudicados por conta de 13 pacientes de outras zonas que foram hospitalizados na Encosta Nordeste.

Entretanto, o relatório da avaliação preliminar apresentado pelo Governo Estadual expõe piora acentuada em diversos indicadores na Serra. Além disso, em trecho da publicação, o Estado afirma que as transferências entre zoneamentos para a internação foram consideradas. Conforme a nota, a diferença não causou o recuo de nível de risco para nenhuma área.

No entanto, a posição da Prefeitura de Caxias do Sul vai ao encontro da postura da Associação de municípios. O prefeito Flávio Cassina (PTB) analisa o recurso como obrigatório, afirmando que os dados do Estado estão diferentes dos registros levantados pelos municípios, e revela também que outra solicitação da Serra está em preparação.

Ele explica que a intenção é efetivar um regramento regional a ser cumprido por todas as cidades representadas pela Amesne. Cassina adianta que o objetivo é dar maior liberdade de gestão da crise às prefeituras, com a possibilidade de flexibilização e endurecimento de normas.

A Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) também indica que vai solicitar permissão de abertura de lojas, restaurantes e no ramo de serviços ao Governo do Estado. Já o pedido citado por Flávio Cassina tem base na proposta de compartilhamento da gestão do Modelo de Distanciamento apresentada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Assim como o recurso contra a bandeira vermelha e pelo retorno ao nível laranja, os requerimentos devem ser protocolados até este domingo. A definição final sobre a classificação de risco vai ser emitida pelo Piratini na tarde de segunda-feira (27).

Segundo a rodada preliminar, Caxias do Sul estaria pela terceira semana seguida no indicador vermelho. Somente nesta sexta-feira (24), mesma data da avaliação provisória, a cidade registrou mais 75 casos positivos para coronavírus e o óbito de número 42 no Município. Moradora de Caxias e que tinha 33 anos de idade, ficou mais de um mês internada em unidade de tratamento intensivo no Hospital Virvi Ramos.

Fonte: Rádio Caxias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.