Calor continua intenso no Rio Grande do Sul

A onda de calor que atinge o Estado vai continuar no último domingo do ano. A previsão indica possibilidade de temperaturas máximas na casa dos 40°C em regiões como as de Porto Alegre e de Santa Maria, com sensação de abafamento ainda maior do que no sábado.

A entrada de mais umidade em relação à véspera cria a chance de pancadas de chuva isoladas por todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Noroeste, mas de pouca duração e em pequeno volume. Entre a Campanha e o Centro, podem ocorrer trovoadas.

— O último domingo de 2019 terá temperaturas próximas às do dia anterior, mas com uma sensação de calor ainda maior em razão das condições de umidade e vento. As pancadas de chuva devem ser rápidas, mais para o final da tarde, e não alteram o padrão dos últimos dias — afirma o meteorologista da Somar Paulo Hofacker.

Segundo Hofacker, a sucessão de dias tórridos é explicada pela menor frequência de passagens de frentes frias sobre o Rio Grande do Sul, o que leva a um aquecimento progressivo. Como resultado, o sábado registrou fenômenos curiosos: segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das 10 cidades brasileiras com maior temperatura máxima naquele dia, oito ficavam no Rio Grande do Sul. Já no ranking das 10 temperaturas mais baixas anotadas no mesmo período, não havia nenhum município do Estado mais meridional do país.

O calor prossegue nos primeiros dias da semana. Na segunda-feira (30), mesmo que possam ocorrer pancadas em todas as regiões, os termômetros devem registrar marcas igualmente altas. A chuva mais forte deve se concentrar nas zonas Centro e Norte. Mesmo que não estejam previstos grandes volumes, a precipitação poderá vir acompanhada de raios, queda de granizo e rajadas de vento. Somente no último dia do ano a formação de uma frente fria deverá trazer um alívio um pouco maior aos gaúchos.

Previsão por cidade

Porto Alegre: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 40°C.

Bagé: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 38°C.

Capão da Canoa: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 31°C.

Caxias do Sul: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 33°C.

Erechim: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 36°C.

Mostardas: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 33°C.

Passo Fundo: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 38°C.

Pelotas: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 35°C.

Rio Grande: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 35°C.

Santa Maria: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 40°C.

Santa Rosa: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 39°C.

São Borja: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 39°C.

Torres: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 30°C.

Tramandaí: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 30°C.

Uruguaiana: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 37°C.

Xangri-lá: tempo instável, com chuvas isoladas. Máxima de 30°C.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.