Caminhões-tanque auxiliam no abastecimento de água, em Garibaldi

A Emater/RS vem acompanhando a situação de agravamento da estiagem nos 497 municípios do Rio Grande do Sul e o

A Emater/RS vem acompanhando a situação de agravamento da estiagem nos 497 municípios do Rio Grande do Sul e o impacto na produção de grãos, fruticultura, olericultura, pecuária de corte e de leite, além do abastecimento de água para consumo humano e animal nos estabelecimentos agropecuários. Em Garibaldi, para evitar o desabastecimento de água, por conta da diminuição significativa da barragem, desde a última quarta-feira (19), a Corsan está realizando o abastecimento da Estação de Tratamento de Água, no bairro Champagne, com caminhões-pipa.

Conforme o gerente da Corsan de Garibaldi, Adriano Nunes, a água é captada nos poços novos, sendo um próximo a BR-470 e outro no bairro São Francisco. Ao todo o município conta com 13 poços além da barragem. “Poços foram perfurados para que ajudem a tirar menos água da barragem. A gente já montou toda a rede e o poço do São Francisco e estará em funcionamento nos próximos dias. As carretas servem realmente pra não deixar sobrecarregar o uso de água da barragem”, salienta o gerente da Corsan de Garibaldi, Adriano Nunes.

Ainda nesta última segunda-feira a prefeitura realizou uma reunião junto ao grupo de trabalho que representa entidades ligadas ao setor primário, definindo que o município buscará ajuda do Governo do Estado para a construção de, pelo menos, 10 açudes, um poço artesiano e cisternas. As ações de enfrentamento à seca fazem parte do programa estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

fonte:Leouve