Casos de Covid em idosos aumentam na microrregião

As últimas atualizações das bandeiras com indicativos de risco de contágio para o covid-19 na região da Serra Gaúcha foram todas para a cor vermelha. Durante duas semanas, coube recursos e retornamos à cor laranja. Mas, a decisão da última semana manteve a região na cor de alerta. Para se ter uma noção, a média de atendimentos por dia na unidade sentinela de Veranópolis é de 38 pessoas/dia, sendo que destes 8 pacientes são positivados.

Ainda no dia 16 de novembro, 64 pacientes sintomáticos foram atendidos. Para a secretária de Saúde Vanessa Calioni, esse aumento dá-se pela grande circulação de pessoas nas ruas desrespeitando as medidas de segurança que são indicadas desde o anúncio da pandemia.

“Podemos perceber que as pessoas estão desacreditas e por isso relaxaram no que se refere às medidas de proteção. Observamos que uma parcela da população, mais especificamente os jovens adultos, não tem mais utilizado a máscara por exemplo, além de estarem presentes em aglomerações”, lamenta Vanessa.

Segundo a secretária, a disseminação não poderá ser contida se as pessoas continuarem se descuidando. “Todos querem estar juntos e estão na expectativa por um 2021 melhor do que foi este ano, mas cada um precisa fazer a sua parte. As pessoas precisam entender que, eles acabam sendo os vetores da doença para a população de mais idade, que permanecem em casa”, diz.

UTIs ocupadas

Com o aumento de positivações, e por haver o contágio entre pessoas com idades consideradas de risco, o índice da cidade e microrregião aumentou, levando então à nova cor da bandeira. Aos que se programavam e tinham esperança de um recomeço, os planos novamente terão que ser adiados, neste primeiro momento, por mais 15 dias.

“Esta semana temos seis novos casos e todos são pessoas com mais de 60 anos e isso é muito preocupante. Temos que entender que essas pessoas acabam por fazer uso da UTI, devido às complicações e isso faz com o que o nosso índice aumente, infelizmente. Peço novamente consciência a todos, pois, se continuarmos desta maneira o nosso sistema de saúde poderá entrar em colapso”, alerta Vanessa.

A secretária reitera que todos os protocolos serão reforçados, e pede que todos possam repassar as informações de que é necessário ainda, tomar as mais diversas precauções. “Estamos na tentativa se sensibilizar a nossa comunidade e indicamos, que, caso apresentem sintomas não deixem de ir buscar atendimento médico. Queremos tratar as pessoas ainda no início, para que não haja complicações. Somos nós, nossas atitudes que refletirão e decidirão se o próximo ano será ou não bom. Todos precisam fazer a sua parte”, finaliza Vanessa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.